A Fundação Conrado Wessel (FCW) anunciou os vencedores do Prêmio FCW Ciência, Cultura e Medicina 2015. Os escolhidos, que receberão R$ 300 mil cada um em 2016, foram o oftalmologista Rubens Belfort Mattos Junior (Medicina) e a escritora Lygia Fagundes Telles (Cultura).
Graduado pela Escola Paulista de Medicina em 1970, com doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rubens Belfort é professor titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Academia Brasileira de Oftalmologia e do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa em Oftalmologia. Na década de 1990, promoveu mutirões de cirurgias de catarata e de diabetes ocular e participou da criação do primeiro centro de oncologia ocular na Amazônia, que começou a funcionar em 2014 em Manaus.
Atualmente, Belfort desenvolve um programa para fornecer óculos gratuitos para idosos e crianças. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Associação Nacional de Medicina e da Academia Ophthalmologica Universalis e integrante do International Council of Ophthalmology.
Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, a paulista Lygia Fagundes Telles é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1985. Formada pela Faculdade de Direito do largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), é autora de dezenas de livros de contos, além de romances como Ciranda de pedra (1954), As meninas (1973) e As horas nuas (1989). Lygia teve suas obras publicadas em diversos países, entre eles França, Estados Unidos, Alemanha e Itália. Alguns de seus textos foram adaptados para TV, teatro e cinema.
Publicado na revista Pesquisa FAPESP.
Hozzászólások