Fundação Conrado Wessel entrega prêmios a cientista e cineasta em cerimônia realizada em São Paulo. que teve lançamento de documentário e de livro sobre Ubaldo Conrado Wessel e show de Toquinho
Zago recebe Prêmio de Ciências de José Roberto Drugowich de Felício, presidente do Conselho Curador da FCW. A conselheira Soraya Smaili e Carlos Vogt, diretor-presidente, entregam o Prêmio de Cultura a Giorgetti
A Fundação Conrado Wessel realizou nesta quinta-feira (24/10), em São Paulo, a cerimônia de entrega dos Prêmios FCW.
Marco Antonio Zago recebeu o Prêmio FCW de Ciência / Medicina e Ugo Giorgetti, o Prêmio FCW de Cultura. Os nomes foram escolhidos por comissões julgadoras e os prêmios, no valor de R$ 400 mil cada um, foram entregues na cerimônia, juntamente com o tradicional troféu do Prêmio FCW, criação do artista plástico Nicolas Vlavianos (1929-2022).
Zago é presidente da Fapesp. Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde obteve títulos de mestre e de doutor, tendo realizado o pós-doutorado na Universidade de Oxford. Foi reitor e pró-reitor de Pesquisa da USP, presidente do CNPq e secretário da Saúde do Estado de São Paulo. Seus principais interesses em pesquisa concentram-se nas anemias hereditárias, genética populacional humana, bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas, em especial células-tronco hematopoéticas e mesenquimais.
“Recebo o prêmio como uma homenagem à ciência brasileira, pela qual tenho trabalhado com toda a minha força e meu coração. Reconheço com muita humildade que o sucesso que tiver como pesquisador, como líder de grupo de pesquisa e como gestor de ciência eu devo a um grande número de colegas, de associados, de discípulos e de amigos”, disse Zago, que concluiu o discurso com um trecho do poema Tecendo a manhã, de João Cabral de Melo Neto: “Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos”.
"Conheci o Professor Zago na época heroica da implantação do Programa Genoma da Fapesp, do qual ele foi um dos líderes. Desenvolvemos simpatia, amizade, relacionamento profissional, respeito e admiração, que o acaso e as circunstâncias fizeram com que eu tivesse a felicidade de, dirigindo a FCW, e por escolha do júri do Prêmio, de estar aqui para participar da afirmação deste reconhecimento público de sua brilhante carreira de cientista", disse Carlos Vogt, diretor-presidente e coordenador cultural da FCW, no discurso de entrega dos prêmios.
Prêmio FCW de Cultura 2024
O cineasta e roteirista Ugo Giorgetti dirigiu filmes e documentários como Jogo duro (1985), Festa (1989), Sábado (1995), Boleiros - Era uma vez o futebol (1998), Uma Outra Cidade (2000), Boleiros 2 - Vencedores e vencidos (2005), Solo (2010), Cara ou Coroa (2012), Uma Noite em Sampa (2015) e Vestígios da Eternidade (2024). Foi artista residente do Programa Hilda Hilst do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.
"Conheci Ugo Giorgetti, pessoalmente, lá se vão também alguns anos, num evento, no IMS, em homenagem a Massao Ohno, importante editor de poesia nos anos 1960 e também meu primeiro editor. Segui lendo suas crônicas em O Estado de São Paulo, e assistindo a seus filmes, a cada lançamento. Mais recentemente, quando dirigíamos o IDEA, da Unicamp, Alcir, Anderson Fauth e eu convidamos Giorgetti para o Programa do Artista Residente, no qual ficou por quatro meses com atividades sempre criativas e motivadoras para os estudantes e para os demais participantes", disse Vogt.
Para Giorgetti, a iniciativa de premiar o cinema foi um “ato de audácia”. “Sempre estive ao lado do conhecimento e da intelectualidade que me premiam hoje”, disse. O Prêmio FCW na categoria Cultura não era concedido desde 2016, quando foi contemplado o músico Edu Lobo.
"Nos dois casos, a decisão institucional dos júris, além de acrescentar, com o nome dos premiados, ao prestígio do prêmio, o prestígio do cientista e o prestígio do artista, faz brilhar na constelação dos já distinguidos pelo Prêmio FCW, as estrelas singulares de Zago e de Giorgetti", disse Vogt.
A escolha de Zago foi feita pela Comissão Julgadora do Prêmio de Ciências, presidida por Helena Nader (professora emérita da Escola Paulista de Medicina e presidente da Academia Brasileira de Ciências) e composta por: Denise Pires de Carvalho (presidente da Capes), Esper Georges Kallás (diretor do Instituto Butantan), Jerson Lima da Silva (presidente da Faperj), Manoel Barral Netto (presidente da Academia de Ciências da Bahia), Marcio de Castro Silva Filho (diretor científico da Fapesp), Paola Marcella Camargo Minoprio (diretoria executiva do Institut Pasteur de São Paulo), Ricardo Magnus Osório Galvão (presidente do CNPq) e Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues (pró-reitor de Pós-Graduação da USP).
A Comissão Julgadora do Prêmio FCW de Cultura 2024 foi presidida por José de Souza Martins (professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP) e composto por Alcir Pécora (crítico literário e professor da Unicamp), Ana Mae Tavares Bastos Barbosa (professora emérita da USP e professora da Universidade Anhembi Morumbi), Carlos Augusto Machado Calil (professor da Escola de Comunicações e Artes da USP), Eugênio Bucci (professor da ECA-USP), Hubert Alquéres (presidente do Conselho Estadual de Educação), Ismail Norberto Xavier (professor associado da ECA-USP), Liniane Haag Brum (pesquisadora em literatura, docente e autora) e Martin Grossmann (professor da ECA-USP).
Cerimônia de Premiação
Além dos Prêmios FCW de Ciência e de Cultura, a cerimônia contou com a entrega do Prêmio FCW de Fotografia, com o lançamento do documentário A Invenção de Conrado Wessel, dirigido por Ugo Giorgetti, e do livro Insista, não desista, de Rubens Fernandes Jr., coordenador do Prêmio FCW de Fotografia, uma fotobiografia sobre Ubaldo Conrado Wessel. A cerimônia foi aberta com um show do cantor, compositor e violonista Toquinho.
(com Agência FAPESP / fotos: FCW )
Comments