Evento contará com a participação da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, da presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, e dos professores da USP Paulo Artaxo e Paulo Saldiva, além de Soraya Smaili, coordenadora do Centro de Saúde Global da Unifesp, e Ana Lucia Azevedo, jornalista de O Globo
No próximo dia 8 de novembro, o Grupo Mulheres do Brasil, em parceria com o Ciência na Saúde, promoverá o painel “Mudanças Climáticas e Saúde: Impactos e Soluções”, com a presença de renomados especialistas que discutirão os desafios e caminhos de soluções para um dos maiores problemas globais da atualidade.
O evento contará com a participação da Ministra da Saúde, Nísia Trindade; da Presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano; e dos professores da USP Paulo Artaxo e Paulo Saldiva, além de Soraya Smaili, coordenadora do Centro de Saúde Global da Unifesp, e Ana Lucia Azevedo, jornalista do O Globo.
As mudanças climáticas não são uma preocupação futura, elas estão ocorrendo agora e de forma acelerada, como afirmam cientistas de todo o mundo, incluindo Paulo Artaxo, membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que participará do evento. "As evidências mostram que as transformações no clima estão acontecendo mais rápido do que o esperado, impactando diretamente nossa saúde, o meio ambiente e a economia", afirma o professor Artaxo.
Além disso, o Brasil enfrenta desafios particulares nessa área. Embora o atual governo tenha avançado na criação de políticas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, ainda há muito a ser feito. "Precisamos de um pacto nacional entre governos estaduais, municipais e o governo federal para implantar medidas rápidas e eficazes. Os impactos são visíveis: inundações, secas prolongadas, ondas de calor extremo e suas consequências na saúde e no meio ambiente", ressalta Luiza Helena Trajano.
Durante o evento, serão discutidos os efeitos dessas mudanças na saúde pública, com dados que serão contextualizados por todos. Além disso, será abordada a necessidade urgente de políticas públicas para reduzir as emissões de carbono e proteger as populações mais vulneráveis.
A professora Soraya Smaili complementa: "As mudanças climáticas estão alterando todo o ecossistema, afetando a biodiversidade, o solo, a água e os alimentos. Isso está diretamente relacionado com o agravamento ou o surgimento de novas doenças, além de ameaçar a segurança alimentar e hídrica de milhões de pessoas."
O painel “Mudanças Climáticas e Saúde: Impactos e Soluções” será uma oportunidade única para debater o futuro do planeta e a saúde das próximas gerações, para analisarmos algumas propostas a partir da ciência e da produção científica e tecnológica de nosso país, que já demonstrou ter capacidade de enfretamento de emergências em vários momentos. Agora é a hora de uma grande coalisão, com diversos setores da sociedade, cientistas, empresariado, governantes e imprensa, para apresentar soluções em busca da saúde e do bem estar da nossa população.
O evento ocorrerá de forma híbrida, a partir do auditório do Salão Nobre Paulista de Medicina (Anfiteatro Leitão da Cunha), da Unifesp, com inscrição gratuita.
Serviço:
Paine: Mudanças Climáticas e Saúde: Impactos e Soluções”
Data: 8 de novembro de 2024
Horário: 14:00 até 17:00
Local: Salão Nobre da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) - Rua Botucatú, 740.
Inscrições gratuitas: Presencial via Sympla
Acesso à transmissão ao vivo, on-line: YouTube Unifesp
Foto: Yan Zhang (China) / Organização Meteorológica Mundial