Apresentação
A Revista FCW Cultura Científica (ISSN 2965-9086) é uma publicação da Fundação Conrado Wessel com a proposta de contribuir para o debate em temas de grande importância para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Brasil.
A cada edição, destacados pesquisadores, acadêmicos e especialistas são entrevistados e falam sobre diferentes assuntos com profundidade mas ao mesmo tempo de modo claro e direto, para que possam ser facilmente entendidos por interessados em qualquer outra área do conhecimento.
A industrialização, o desmatamento, o consumo desenfreado, a poluição, a queima de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeito estufa colocaram, em poucas décadas, o futuro do planeta e dos seres que o habitam em risco. Nesta edição da Revista FCW Cultura Científica entrevistamos alguns dos principais pesquisadores brasileiros que estudam as mudanças climáticas, seus impactos, perspectivas e alternativas.
Carlos Nobre, Gilberto Januzzi, Jose Marengo, Patrícia Morellato e Paulo Artaxo explicam como chegamos ao preocupante momento atual, o que fizemos de errado, os prejuízos que ainda estão por vir e o que podemos fazer para evitar um futuro marcado por tragédias que, a cada dia, parecem mais próximas e inevitáveis.
Edições anteriores:
Como são formados os buracos negros? Quando surgiram as primeiras galáxias? O universo tem 13,8 bilhões de anos ou mais? O que são a energia escura e a matéria escura que, juntas, compõem 95% do universo? A astronomia e a astrofísica estão em um momento empolgante no qual questões como essas poderão ser respondidas nos próximos anos. Nesta edição, entrevistamos os professores e pesquisadores Beatriz Barbuy, Elisabete de Gouveia Dal Pino, Laerte Sodré Jr., Ricardo Ogando e Danilo Albergaria, que explicam como a nova geração de observatórios, os novos telescópios espaciais, projetos de mapeamento e diversas outras novidades prometem não apenas ampliar mas também modificar o conhecimento sobre o universo.
Esta edição da Revista FCW Cultura Cientifica discute o que é a linguagem, sua importância e seus limites, desafios em pesquisa, como ela tem se modificado e como poderá se transformar no futuro com o avanço das tecnologias digitais. Um avanço que traz otimismo mas também desencadeia discussões em temas como desinformação, identidade, ética e diversidade. Os entrevistados, professores Alexandre Guimarães Tadeu de Soares, Gilvan Müller de Oliveira, Helena Caseli, Marcelo Buzato e Raquel Freitag, abordam mudanças na linguagem investigadas em áreas e temáticas como sociolinguística, multilinguismo, política, filosofia e computação. Destacam também o impacto da inteligência artificial na comunicação.
Os materiais avançados são desenvolvidos em laboratórios e têm características inovadoras e eventualmente disruptivas, impactando diretamente os mais diversos setores, como saúde, energia, segurança, transporte, mobilidade e meio ambiente. Adalberto Fazzio, Edgar Dutra Zanotto. Elson Longo, Thoroh de Souza e Vânia Zunin Zeidler falam sobre compostos fundamentais para a construção do futuro, como semicondutores, materiais bidimensionais, vidros cerâmicos e materiais quânticos, que começam a definir o próximo capítulo da jornada tecnológica
Os casos de doenças, fome e mortes na Terra Indígena Yanomami, provocados pela destruição causada pelo garimpo ilegal e pela ausência do poder público, colocam em evidência a difícil situação da saúde na Amazônia Legal. Poucos hospitais, postos de saúde distantes, falta de médicos e equipamentos, além do aumento das doenças crônicas somados à ainda alta presença das doenças infecciosas e parasitárias são alguns dos problemas que atingem a região. Para falar sobre o assunto, a segunda edição de FCW Cultura Científica entrevista alguns dos principais cientistas do país em questões amazônicas e de saúde
Por que os programas que simulam conversas, como o ChatGPT, estão sendo considerados a maior inovação na computação desde o Google ou até mesmo a internet? Outro programa, o LaMDA, é até capaz de ter sentimentos, de acordo com o engenheiro que trabalhou em seu desenvolvimento. Ficção ou fato, o certo é que em 2023 novos chatbots e muitas aplicações serão lançadas para explorar o potencial da inteligência artificial em diferentes áreas e poderão mudar a forma como os humanos se relacionam com a tecnologia. Confira nas reportagens e entrevistas da primeira edição de FCW Cultura Científica